3

Como fortalecer seu sistema imunológico

 

Como está sua imunidade? Você é do grupo que nunca adoece ou do grupo que vive sempre com uma gripe, uma crise alérgica, uma dor de garganta, uma dorzinha aqui ou ali?

Nos últimos anos temos observado um aumento crescente de pessoas preocupadas com a saúde e principalmente em fortalecer o sistema imunológico. Mas afinal, tem algum alimento ou suplemento capaz de fazer isso?

Bom, infelizmente a resposta não é assim tão simples! Mas vamos juntos entender sobre esse sistema complexo e grandioso. O sistema imune é composto por sistema central, formado pela medula óssea e timo, e sistema periférico, composto pelo baço, linfonodos, amígdalas e tecido linfóide associado a mucosas.

Muitos fatores desencadeiam a ativação do sistema imune, desde os mais simples como: estresse, privação de sono, má alimentação, infecção, traumas até os mais complexos como as doenças crônicas.

Quando o sistema imune é ativado o corpo libera uma série de substâncias responsáveis pela eliminação de toxinas e patógenos e pela restauração da função tecidual normal.

Para eventos pontuais, como um dia de estresse no trabalho, um pequeno corte na mão, uma alimentação desbalanceada no último final de semana, tudo certo! O sistema imune é ativado, cumpre seu papel e tudo volta a normalidade.

O problema começa a crescer quando os eventos deixam de ser pontuais e tornam-se crônicos. Por exemplo, em doenças como diabetes, hipertensão, câncer, grandes traumas (acidente de moto), queimaduras extensas, semanas de má alimentação, estresse diário e exacerbado.  Nesses casos o corpo vai precisar de um reforço extra, já que para produzir as substâncias necessárias ele utiliza diversos nutrientes como aminoácidos, gorduras boas, vitaminas e minerais.

Voltando a pergunta inicial: existe algum alimento ou suplemento capaz de fortalecer o sistema imunológico? NÃO. Mas existem alimentos e suplementos que associados a um conjunto de hábitos saudáveis auxiliam no fortalecimento do sistema imune.

De maneira geral e resumida, para ter um sistema imune “forte” é preciso:

  1. Dormir bem;
  2. Ter uma alimentação saudável e balanceada, rica em frutas, verduras, água boas fontes de proteína e de gordura,
  3. Reduzir o estresse diário;
  4. Identificar e retirar possíveis agentes alergênicos da alimentação e/ou do ambiente;
  5. Praticar atividades físicas prazerosas;

Se você já está cuidando desses 5 passos e quer uma ajuda extra, seguem alguns alimentos e suplementos que podem te ajudar:

Post A Comment

Enviar mensagem
Precisa de ajuda? Converse com a gente no WhatsApp