3

Diabetes Mellitus – O que você precisa saber?!

A diabetes faz parte da vida de inúmeras famílias brasileiras e você certamente conhece alguém que sofre com ela, não é mesmo? Ela é uma doença silenciosa que pode chegar de mansinho e te pegar desprevenido! Mas acredite é possível prevenir, tratar e ainda resgatar a doçura pela vida. Vamos juntos?

A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica caracterizada pela falta da insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos, gerando uma hiperglicemia (muito açúcar no sangue) de forma permanente.

O tratamento da DM é composto por uma readequação alimentar, atividade física, medicamentos e se necessário aplicação de insulina. Ou seja, para evitar a progressão e as complicações associadas a essa doença é preciso uma mudança permanente no estilo de vida!

Sim, nós sabemos que não é fácil! Mas estamos aqui pra te ajudar nessa caminhada. Para isso selecionamos dicas de nutrição, fitoterapia e aromaterapia especialmente pra você, dá uma olhada!

Nutrição: Quando falamos de nutrição na diabetes precisamos nos preocupar não apenas com a alimentação, mas com boas noites de sono, redução do nível de estresse e aumento do gasto energético (atividade física). Todos esses fatores irão interferir diretamente na manutenção dos níveis adequados de glicose e insulina no sangue.

Alimentação: falando especificamente da alimentação para diabetes, temos que retirar por completo o açúcar de adição e reduzir o consumo de alimentos fontes de carboidrato como: pães, bolos, massas, tubérculos e cereais. Além de ingerir boas fontes de gordura e restringir o consumo de sal e de gordura saturada. Adoçantes podem ser utilizados, mas deve-se optar pelos adoçantes naturais como: stévia, xilitol e eritritol.

Fitoterapia: Alguns chás podem ajudar na manutenção da glicemia, são eles: jambolão, pedra ume caa e pata de vaca.

Aromaterapia: Antes de falar dos óleos essenciais indicados precisamos entender a diabetes no contexto da aromaterapia. Segundo a psicossomática, a diabetes representa a perda de doçura pela vida e geralmente aparece em momentos de muita tristeza, como a morte de um ente querido. Partindo daí podemos indicar os seguintes óleos essenciais: Patchouli, Canela e Gerânio.

Quer saber mais ou sanar suas dúvidas? Deixe seu comentário! Estamos aqui para te auxiliar.

Post A Comment

Enviar mensagem
Precisa de ajuda? Converse com a gente no WhatsApp