O Armazém do Colono mudou bastante desde a data da fundação, em 19 de novembro de 1992. A empresa familiar iniciou as atividades como mercearia, sendo considerado um mercadinho de conveniência cujo nome fantasia era Pague e Leve. Depois de algum tempo atuando neste modelo, para escapar da concorrência de grandes supermercados que se instalaram nas redondezas, passou a vender produtos coloniais. Nesta época, especializou-se na venda de queijos, salames, vinhos, licores e cachaças artesanais, produtos típicos da colônia – origem da família.

A fachada foi alterada e o nome mudou para Armazém do Colono, firmando, mais uma vez, as raízes coloniais. Em 1999, iniciou com a venda de produtos naturais, juntamente com os coloniais que permaneceram até 2010. A opção por vender exclusivamente produtos naturais aconteceu por conta de uma mudança na alimentação da família, que parou de consumir carnes e embutidos. Neste momento, apostou-se em comercializar uma alimentação mais saudável, o que foi determinante para firmar a empresa neste segmento que se consolida até os dias de hoje.

Em agosto 2016, o Armazém começou a desenhar a expansão da empresa para outras regiões, assim como deu início aos projetos da loja virtual, que vai levar a marca para todo o Brasil ainda em 2019.

Missão

Promover alimentação saudável e adequada, priorizando a qualidade de vida de todos os seres, com responsabilidade ambiental, cultural e social.

Visão

Ser reconhecida no âmbito estadual, pela comercialização de produtos naturais, vegetarianos e orgânicos até 2021.

Valores

Promoção da saúde, família, credibilidade, prestatividade, qualidade, empatia e responsabilidade.